Remissão do diabetes tipo 2 – É possível? # 13

Enviado por Seed4Life em qui, 14/01/2021 - 12:30
# 13

Diabetes é uma doença silenciosa e insidiosa.

Ela passa anos a fio em ser percebida, mas afetando vários órgãos de nosso corpo. O diabetes tipo 1 aparece mais comumente em jovens enquanto o tipo 2 costuma aparecer em idades mais altas e, na maioria dos casos, resulta de anos sucessivos de estilos devida não adequados. A descoberta da insulina, menos de um século atrás, veio prolongar vidas de diabéticos do tipo 1 e logo se tornou a medicação padrão também para diabéticos do tipo 2.

Pesquisadores de renomadas universidades americanas1 examinaram um conjunto representativo de artigos sobre a possibilidade de remissão do diabetes do tipo 2. Esse tipo de estudo que tem por base artigos científicos publicados em prestigiosas revistas médicas é conhecido como meta análise. Embora reconheçam que o número de publicações que tratem da remissão dessa doença ainda seja reduzido, eles argumentam que há crescente evidência dessa possibilidade com uma profunda modificação dos estilos devida.

Segundo os autores, com o fato de a insulina ter-se tornado o tratamento padrão para os dois tipos de diabetes, deixou-se de perseguir linhas de investigação orientadas a endereçar suas causas básicas que, se eliminadas, conduziriam à remissão da doença. As pesquisas examinadas mostram mudanças suficientemente intensas nos estilos de vida podem produzir a remissão do Diabetes tipo 2, com sucesso semelhante ao obtido com a cirurgia bariátrica, porém com muito menos efeitos colaterais nocivos.

A intensidade requerida é bem mais alta do que para evitar a instalação dessa doença. Concluem que o tratamento ótimo para produzir a remissão inclui um padrão alimentar baseado em plantas e alimentos integrais junto com atividade física moderada. A alimentação recomendada, baseada em plantas, enfatiza frutas e vegetais, legumes, grãos integrais, castanhas, nozes e sementes e elimina ou reduz o consumo de carnes, laticínios, produtos refinados ou processados, adicionados de açúcares e gorduras. Mudar estilos de vida não é simples. No entanto, os pacientes consideram mais fácil aceitar e até desejar mudanças profundas diante da possibilidade de se verem livres da doença. Essa recomendação está alinhada os entendimentos do Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida. E entidades como a Associação Americana dos Endocrinologistas Clínicos e o Colégio Americano de Endocrinologia reconhecem os benefícios da alimentação baseada em plantas como a terapia nutricional ótima para o gerenciamento do diabetes tipo 2.

Em conclusão, o estudo afirma que “como a incidência e prevalência do diabetes tipo 2 continua crescendo, a melhor evidência corrente a partir de múltiplos estudos das terapias indica que a remissão alcançada com modificações profundas no estilo de vida deveriam se tornar o tratamento preferido e o padrão de cuidado.” Lembram, no entanto, que para alcançar a remissão é necessária uma modificação apropriada, dosada e suficientemente profunda do estilo de vida, incluindo uma alimentação hipocalórica.

Tags

Carta aos Amigos

Carta aos amigos

Dirijo-me a você, querido amigo, para apresentar a nova página da plataforma Seed4Life, à que chamamos de Blog...
 

 

Caderno de Receitas - Parte I

Clique aqui e baixe gratuitamente

 

Caderno de Receitas - Parte II

Clique aqui e baixe gratuitamente

Outros posts do blog

E-book 2
Escrito por Seed4Life, em 28/02/2022 - 14:16
Blog # 39
Escrito por Seed4Life, em 07/10/2021 - 16:30
# 37
Escrito por Seed4Life, em 31/08/2021 - 10:30