O poder das leguminosas e o World Pulses Day # 16

Enviado por Seed4Life em qua, 10/02/2021 - 15:00
# 16  O poder das leguminosas

Nosso velho e popular “feijão com arroz” é meta mundial a ser atingida pela FAO e ONU! Você sabia?


As leguminosas (feijões) têm papel fundamental para a vida humana no planeta Terra. São fontes importantes de nutrientes saudáveis. Há indícios de que eram consumidos pela espécie humana desde a idade da pedra. Portanto, as leguminosas vêm alimentando a nossa espécie há milênios, em todas as áreas do globo. Fazem parte da agricultura há mais de cinco mil anos. Além disso, são fundamentais para a fertilidade do solo, pois fixam o nitrogênio atmosférico, imprescindível para a produtividade agrícola. E não é de hoje, pois assim se entende desde que o nitrogênio foi descrito como gás atmosférico, por volta de 1660.


O nitrogênio é essencial para a formação das plantas, por permitir a construção de moléculas fundamentais para os processos biológicos. As proteínas contêm invariavelmente quantidades diferentes de nitrogênio. As leguminosas (feijões) absorvem o nitrogênio diretamente do ar e conseguem fixá-lo no solo pela simbiose com bactérias do gênero Rhizobium. Essa fixação acontece em nódulos que se encontram nas raízes das leguminosas. 


A própria decomposição de leguminosas mortas deixa de herança o nitrogênio que incorporaram durante sua existência, por isso muitas destas plantas são usadas como adubo. O efeito é reduzir a necessidade de uso de fertilizantes químicos, com benefícios ambientais na produção de alimentos e importante, portanto, para sustentabilidade ambiental. Por exemplo, o cultivo de cereais (milho), precedido de uma cultura de leguminosas (feijão, soja) que fixam nitrogênio, tem mais resultado comparado a uma cultura cereal precedida de outro cereal. Se esta cultura de cereais for precedida de duas culturas fixadoras de nitrogênio, o resultado é ainda maior. O resultado é a redução da emissão de gás carbônico e do efeito estufa.


Existem muitas espécies de leguminosas. Compreendem 730 gêneros e 19.325 espécies, sendo subdivididas em três subfamílias: as madeireiras (sucupira, jacarandá, jatobá), as paisagísticas ou ornamentais (flamboyant, pau-brasil, unha de gato) e os arbustos que fornecem alimentos para humanos e animais.


As leguminosas comestíveis (“pulses” em inglês), são as plantas com mais elevado poder nutritivo. As principais são feijões, ervilhas, lentilhas, grão de bico, soja, favas e amendoins (que além de proteínas oferecem gorduras). São excelentes fonte de micronutrientes para seu corpo: vitaminas dos complexos B, C e K; sais minerais com ferro, zinco, cálcio, fósforo e potássio além de alto conteúdo em fibras solúveis e insolúveis. São fonte importante de proteínas saudáveis, sem gorduras, sem colesterol e sem glúten, sendo, portanto, a alternativa na dieta vegana a carnes vermelhas e seus derivados. Como o índice glicêmico é baixo, são especialmente úteis para o consumo por pré-diabéticos ou diabéticos. Contêm carboidratos complexos, antioxidantes e carotenoides. Formam alimento completo.


Seu consumo, combinado com outros hábitos saudáveis, leva benefícios à sua saúde, como melhor funcionamento do sistema digestivo, prevenindo doenças gastrointestinais e certos tipos de câncer. Fortalecem a imunidade. Favorecem o controle da glicemia e do colesterol, e reduzem riscos de diabetes e doenças cardiovasculares.


Foi por essas e outras razões que a Assembleia Geral da ONU declarou o dia 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Leguminosas (World Pulses Day).  O que motivou a ONU exaltar esta planta foi o enorme impacto que a adoção de plantios de pulses terá com a Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030. Essa agenda tem dois compromissos com os quais este blog se alinha: 1) enfrentar a fome e 2) contribuir com a sustentabilidade da vida no planeta, pela limitação do aquecimento global.
As considerações da Assembleia Geral para a inclusão dos pulses na Agenda são: 1) as leguminosas são uma fonte de proteínas vegetais plant-based e aminoácidos para uma dieta populacional e global saudável; 2) a prevenção de doenças crônicas como a obesidade, diabetes, doenças coronarianas e câncer - muitas organizações internacionais incluem leguminosas (pulses) para uma nutrição otimizada de saúde; e 3) a necessidade de continuar iluminando a consciência pública sobre os benefícios de uma dieta variada, que inclua vegetais e leguminosas, e a necessidade de uma agricultura sustentável e familiar, conforme metas da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.


Celebremos o dia das leguminosas!

Carta aos Amigos

Carta aos amigos

Dirijo-me a você, querido amigo, para apresentar a nova página da plataforma Seed4Life, à que chamamos de Blog...
 

 

Caderno de Receitas - Parte I

Clique aqui e baixe gratuitamente

 

Caderno de Receitas - Parte II

Clique aqui e baixe gratuitamente

Outros posts do blog

E-book 2
Escrito por Seed4Life, em 28/02/2022 - 14:16
Blog # 39
Escrito por Seed4Life, em 07/10/2021 - 16:30
# 37
Escrito por Seed4Life, em 31/08/2021 - 10:30