Menor efetividade das vacinas em pessoas obesas # 7

Enviado por Seed4Life em sex, 27/11/2020 - 15:30
# 7

A obesidade não apenas afeta a saúde, mas também prejudica a imunidade e deixa as vacinas menos efetivas, segundo artigo publicado no prestigioso site Medscape.


 O artigo informa que há muito tempo as evidências mostram que é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares e câncer. Mas, prossegue o artigo, cientistas da nova área de imunometbolismo estão descobrindo que a obesidade também interfere na resposta imune do organismo.


Um sistema imune saudável liga e desliga a inflamação conforme necessário e as vacinas se aproveitam desse fato. Mas em obesos e portadores de riscos, como hipertensão e elevada glicose no sangue, o estado inflamatório se torna crônico. O tecido adiposo (gordura) lance moléculas que, suspeitam os cientistas, induzam um estado de inflamação crônica. O relevante nesse aspecto é que a inflamação crônica interfira com a resposta imune a vacinas.


A evidência de que obesos têm resposta atenuada às vacinas (hepatite, influenza e, possivelmente ao novo Coronavírus) foi observado pela primeira vez há 35 anos em funcionários de um hospital que tinha recebido vacina para a hepatite B. Desde então, evidências vem mostrando essa resposta atenuada a vacinas contra diversos agentes patogênicos. Notem, as vacinas ainda funcionam em obesos, mas seu poder de imunizar é reduzido.


Ao contrário do tanto que se discute sobre a efetividade da vacina em idosos, muito pouco é discutido sobre a efetividade das vacinas em obesos. Atenção, enquanto a idade tem retorno, a obesidade pode ser reduzida.


E nós, vamos continuar expectadores passivos dessa tendência ao crescimento da obesidade ou vamos agir, reorientar nossos hábitos, para chegarmos com saúde na idade avançada? Cabe a cada um de nós agir.

Cabem ao setor público desenhar políticas e oferecer estímulos para conter e reduzir a epidemia de obesidade.

 

Fonte: Obesity Epidemic Threatens Effectiveness of Any COVID-19 Vaccine -Sarah Varney – Medscape – Aug 06, 2020

Tags

Carta aos Amigos

Carta aos amigos

Dirijo-me a você, querido amigo, para apresentar a nova página da plataforma Seed4Life, à que chamamos de Blog...
 

 

Caderno de Receitas - Parte I

Clique aqui e baixe gratuitamente

 

Caderno de Receitas - Parte II

Clique aqui e baixe gratuitamente

Outros posts do blog

E-book 2
Escrito por Seed4Life, em 28/02/2022 - 14:16
Blog # 39
Escrito por Seed4Life, em 07/10/2021 - 16:30
# 37
Escrito por Seed4Life, em 31/08/2021 - 10:30