Alimentação e obesidade - Caminhamos na direção contrária # 1

Enviado por Seed4Life em sex, 06/11/2020 - 09:09
# 1

Evidências médicas e pesquisas publicadas em renomadas revistas científicas mostram os problemas que a obesidade acarreta no organismo. Obesidade se tornou ainda mais perigosa nesses tempos de pandemia do Coronavírus. No entanto, o percentual de pessoas obesas vem aumentando, em sentido contrário ao que deveria.


A Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, recém publicada, mostra que 70% dos brasileiros com idade entre 40 e 59 anos estão além do peso considerado saudável, dos quais 34,4% estão obesos. O fenômeno é mundial, considerado uma epidemia, que levou o Fórum Mundial de Davos a considerá-la um importante risco social.


Alimentação inadequada está na raiz da maioria dos casos de obesidade. E nesse assunto também a sociedade brasileira vem se movendo no sentido oposto ao que deveria - está aumentando o consumo de alimentos que favorecem a obesidade. É o que mostra a reportagem de O Globo, de 30 de outubro de 2020, sobre pesquisa do Datafolha que perguntou sobre consumo de alimentos ultraprocessados: “Pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em parceria com o Datafolha revela que o consumo de alimentos ultraprocessados quase dobrou durante a pandemia na faixa etária de 45 a 55 anos em todo o país, justo aquela com o maior percentual de sobrepeso e obesidade”. Cresceu também em outras faixas etárias.


Alimentos ultraprocessados são de alto conteúdo calórico, baixo conteúdo nutritivo e carregados de aditivos que atraem o paladar sem nutrir. É isso o que mostram as evidências médicas, muito bem avaliadas nas publicações do médico Alberto Gonzalez, com doutorado na Alemanha. 

 

 

Fontes – pesquisas sobre obesidade:
 

https://idec.org.br/noticia/pandemia-aumento-de-consumo-de-ultraprocessados-pelo-brasil

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1871403X20305536

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/justica-e-seguranca/9160-pesquisa-nacional-de-saude.html?=&t=downloads

Tags

Carta aos Amigos

Carta aos amigos

Dirijo-me a você, querido amigo, para apresentar a nova página da plataforma Seed4Life, à que chamamos de Blog...
 

 

Caderno de Receitas - Parte I

Clique aqui e baixe gratuitamente

 

Caderno de Receitas - Parte II

Clique aqui e baixe gratuitamente

Outros posts do blog

E-book 2
Escrito por Seed4Life, em 28/02/2022 - 14:16
Blog # 39
Escrito por Seed4Life, em 07/10/2021 - 16:30
# 37
Escrito por Seed4Life, em 31/08/2021 - 10:30