Perfil

Dr. Alberto Peribanez Gonzalez

CRM-SP: 13.025-3

Médico formado pela Universidade de Brasília, com residência e título de especialista em Cirurgia Geral e com Doutorado em Medicina pela Ludwig Maximilians Universitaet Muenchen (Munique, na Alemanha. Fez parte de um grupo que publicou centenas de artigos nas mais importantes revistas científicas internacionais, recebendo prêmios científicos pelas aquisições na área de microscopia intravital (estudo dinâmico, in vivo, da microcirculação).

De volta ao Brasil, manteve projeto em área de microcirculação na UERJ e Fiocruz, ao mesmo tempo em que lecionava na cadeira de Fisiologia destas Instituições. Foi professor de fisiologia cardiovascular, respiratória, neurológica, renal, gastrointestinal e celular, desenvolvendo modelos inéditos no ensino destas matérias para graduação em medicina, nutrição e biologia.

Currículo Lattes

Livros

Cirurgia verde: Conquiste a saúde pela alimentação à base de plantas

Dr. Alberto Peribanez Gonzalez

No livro Cirurgia Verde” o Dr. Alberto Gonzalez tece uma nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa, aqui integrada à natureza. Dividido em sete capítulos (vida, alegria, luz do sol, água, ar, terreno biológico e terra) e com mais de 80 receitas para aplicar a teoria na pratica, o livro mostra como hábitos de vida podem ativar ou desativar os genes (epigenética); apresenta uma brilhante explicação sobre hipertensão arterial; ensina sobre o controle do pH do corpo – tudo com orientação sobre como se alimentar melhor e se manter saudável. Vanguarda na medicina, a obra finaliza com uma inovadora visão sobre manejo agroflorestal do solo, apresentando o “modelo biogênico”.

Lugar de médico é na cozinha: Cura e saúde pela alimentação viva

Dr. Alberto Peribanez Gonzalez

Nos dias de hoje, convivemos com o avanço de inúmeras doenças crônicas degenerativas, como o câncer, problemas cardiovasculares, obesidade e dezenas de outras. A medicina convencional ocupa-se muito mais em investir recursos para produzir e utilizar medicamentos no combate das doenças do que propriamente prevenir enfermidades e promover a manutenção da saúde.Em Lugar de médico é n cozinha, o doutor Alberto Gonzalez, mostra que a chave para a saúde está bem à mão, nos alimentos da horta e do pomar, dentro da sua própria cozinha. Com base em extensa pesquisa cientifica, o Dr Alberto propõe transformação de hábitos nocivos arraigados em atitudes consciente de saúde. Probiótica e medicina integrativa são alguns dos termos dessa revolução médica que renova a abordagem do tratamento de doenças e amplia a dimensão da saúde para além do corpo humano, abrangendo também a harmonia com a natureza e com o planeta que habitamos.

Bistrô de Alimentos

Durante o período como cientista na Fiocruz (RJ) conheceu o projeto Terrapia, que atuava dentro da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), e ensinava o alimento vivo. Dr. Alberto aderiu imediatamente, passando a buscar todas as referências científicas que pudessem validar este método. Passou a lecionar na faculdade de medicina da Universidade Estácio de Sá, no centro do Rio de Janeiro. Neste período, já motivado pelo novo impulso científico, abriu um bistrô de alimentos vivos na Lapa, que chamou de Oficina da Semente.

Lugar de Médico é na Cozinha

Entre ingredientes vivos, pratos quentes, sobremesas e um grande movimento de clientes na hora do almoço, quando deixava a tunica de professor e médico e vestia o avental de cozinheiro, o cientista que abraçou a causa dos alimentos vivos escreveu o livro Lugar de Médico é na Cozinha, que vem tornando-se um clássico em livros de alimentação sadia, por ter uma peculiar associação entre informalidade e alto conteúdo científico.

Modelo assistencial

E foi justamente após o doutorado e durante o magistério que percebeu que a mais alta ciência encontrava-se com os mais básicos ensinos da natureza.

Em 2006 desenhou o curso Bases Fisiológicas da Terapêutica Natural e Alimentação Viva, que todos encurtam por “Bases”. Desde então vem dedicando sua profissão ao ensino da fisiologia médica, como elemento básico da cura das doenças. Acredita que a recuperação do terreno biológico seja a maior ferramenta na erradicação de doenças que superlotam os hospitais e esgotam os recursos da saúde.

Para tanto desenhou modelos de saúde inéditos. Um primeiro modelo, que denomina assistencial, é voltado à população de qualquer nível de escolaridade ou renda.

Consiste de quatro aulas teóricas com oficinas culinárias práticas:

Bases Fisiológicas da Terapêutica Natural e Alimentação Viva

Já o curso “Bases”, com informações de alto teor científico e técnico, faz parte do modelo docente. O Dr. Alberto acredita que enquanto os currículos de graduação não receberem as informações fundamentais de fisiologia aplicada à nutrição e fontes naturais, os médicos jamais validarão este método, por não considerá-lo acadêmico. O curso Bases tem o formato de extensão, ocorre em regime de imersão de uma semana e permite ao profissional executar as mesmas estratégias de saúde em seus municípios, no Programa de Saúde da Família, na merenda escolar, nos postos de saúde, em instituições de educação diversas ou mesmo em consultório particular.

Dr. Alberto é um profissional extremamente ativo. Ele nunca perdeu o instinto de cirurgião, de buscar, de atuar na vanguarda e de atuar diretamente sobre a doença.

Mas de forma bem humorada, uma de suas características mais marcantes, define que “trocou o microscópio por um liquidificador” ou “substituiu o bisturi por uma faca de cozinha”. Mais filosoficamente, acredita ser um cirurgião do DNA, da mitocôndria e das organelas celulares, sítios celulares onde acredita, a alimentação viva tem atuação definitiva.

Foi assim que Dr. Alberto teve atuações marcantes junto às prefeituras de Campos do Jordão, com visibilidade nacional pelo programa Globo Repórter, Osasco e agora Capão Bonito, todos municípios de São Paulo.

Seu trabalho também tem muita influência da alta espiritualidade dos essênios, o povo bíblico de Nazaré e Qumran, que deu origem a José, Maria, João Batista e Jesus. Apresenta também as palestras “A Árvore da Vida dos Essênios” e “Os Sete Níveis da Paz”, sendo cada dia mais convidado a participar de eventos de Paz no Brasil e fora, em países como Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

Na mídia